quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Historial

A Associação Cultura e Desporto da Brandoa, foi constituída em 1987, por um conjunto de cidadãos da freguesia que sentiu a necessidade de existência de um espaço cultural, desportivo e recreativo, onde as crianças e jovens pudessem desenvolver diversas actividades.

Desde sempre que a grande preocupação de todos tem sido como retirar da rua as crianças e jovens da Freguesia ocupando de uma forma saudável os seus tempos livres. De ano para ano temos vindo a consolidar projectos e desde o teatro, passando pelo atletismo, pelo andebol ou pelo futsal tudo tem servido para atingir os nosso principal objectivo. De referir algumas das actividades do passado que apesar do sucesso não nos foi possível dar continuidade, nomeadamente o Xadrez, o Karaté, a Ginástica de Manutenção, o Futsal Feminino e o Festival dos Pequenos Artistas e a suspensão estratégica do Andebol Feminino, mantendo-se a actividade ao nível da formação mista na Escola EB1/JI da Brandoa. Orgulhamo-nos do passado e de todos os nossos atletas, quer dos de nível nacional quer dos de nível internacional e que representaram as nossas selecções nacionais em ambas as modalidades.

Passados 21 anos estamos perfeitamente integrados no meio e sem modéstia dizemos que contribuímos indiscutivelmente para melhorar a vida das crianças e jovens da Brandoa. Não podemos dizer que não temos tido apoios, no entanto muitos mais deveríamos ter para o trabalho que desenvolvemos e se não fazemos mais também tem a ver com a escala até onde temos capacidade para intervir em função das nossas disponibilidades financeiras e recursos humanos que detemos. De referir que a grande riqueza desta casa tem sido sempre os recursos humanos que por aqui têm passado ou que ainda hoje por aqui estão, dia a dia dando o seu melhor para dignificar o nome da instituição. Em qualquer um dos nossos níveis de intervenção consideramos que temos os melhores, os mais empenhados e isto quer estejamos a falar daqueles que intervêm ao nível Educativo, Desportivo ou Social.

Continuaremos a trabalhar com o mesmo empenho com os mais de 50 atletas de futsal, como com as 50 crianças das salas de pré-escolar que diariamente estão na sede ou com as mais de 40 crianças que acompanhamos na componente de apoio à família e pré-escolar que desenvolvemos na Escola EB1/JI da Brandoa. Ainda no âmbito da intervenção Educativa desenvolveremos actividades em função do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal da Amadora e o Agrupamento Vertical de Escolas Sophie de Mello Breyner, assegurando semanalmente aulas de enriquecimento curricular para 10 grupos de alunos do 1º ciclo na Escola EB1/JI da Brandoa, e na Escola Sacadura Cabral 19 grupos com mais de 500 alunos.

A Sala de estudo foi um sucesso, com uma adesão que atingiu o seu limite máximo de capacidade, com cerca de 30 alunos do 2º ciclo, distribuídos entre o 5º e o 9º ano. Cumpre-nos dizer que contribuímos em muito para o sucesso escolar e motivação escolar de todos os alunos que frequentaram esta valência. Na actividade Desportiva a ABCD desempenhou, a sua função, não só desportiva, mas também social, já que continua a desenvolver gratuitamente estas actividades. No Futsal os participantes federados encontram-se distribuídos por 3 escalões (Escolinhas; Infantis e Iniciados). Com o aumento dos custos inerentes a estas valências (equipamentos desportivos; refeições; transportes; seguros; inspecções médicas e aluguer dos campos para treinos e jogos), e apenas com uma pequena parcela de apoio da C. M. da Amadora, através do PAMA, que cobre apenas cerca de 10% dos custos totais. No que se refere ao Andebol, repetem-se os mesmos procedimentos, com uma variante, a Câmara atribuiu um valor de 52.50 Euros anualmente para cada criança do 3º e 4º ano e 120,00 euros por cada criança do 1º e 2º ano, ficando a nosso cargo equipamentos e honorários de 2 técnicos. Procurámos fazer um pouco de História, mas esta felizmente nunca está concluída, porque o nosso objectivo futuro é trabalhar no futuro como até aqui com o maior empenhamento possível em prol das crianças e jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário